08
jun

Adaptação à corrida de rua

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A corrida de rua vem se destacando pelo grande crescimento de praticantes desde a década de 70, a corrida esta entre as modalidades esportivas mais escolhidas por indivíduos que buscam uma atividade física. Já se sabe dos inúmeros benefícios que à corrida de rua oferece aos praticantes, seja melhorias das condições físicas ou para a saúde geral dos indivíduos.

Você está pensando em iniciar a prática da corrida de rua, mas tem medo por estar parado há muito tempo sem realizar qualquer tipo de atividade física, ou até realiza algum tipo de atividade física mais não consegue correr, os resultados começam a aparecer após os primeiros meses de corrida, o corpo necessita de uma fase de adaptação, que é onde o corpo consegue com os treinos provocar uma serie de adaptações musculares, respiratórias e cardiovasculares.

Dicas para adaptação à corrida de rua:

  1. Realize um bom aquecimento.

Para ter um bom desenvolvimento no treino, deve haver um aquecimento de forma adequada antes de começar a correr, priorize a movimentação de membros inferiores (pernas) que serão os mais exigidos.

  1. Andar ou correr?

Evolua no treino de forma gradativa, se correr (mesmo que em baixa velocidade) seja um esforço muito grande, permaneça na caminhada, e aos poucos coloque estímulos curtos de uma leve corrida (trote) ao decorrer dos treinos, até ser capaz de realizar todo o treino correndo.

  1. A velocidade:

Procure sempre manter uma velocidade adequada, respeitando seu corpo e o conforto da atividade.

  1. Qual a frequência de treinos?

O bom é iniciar com dois a três treinos semanais, deixe sempre um dia de recuperação entre os treinos.

  1. O que fazer após o treino?

Finalize os treinos com uma boa sequencia de alongamentos ativos, e se possível, alongamento passivo realizado por um Profissional de Educação Física.

 

Cuidados a serem tomados:

Não se esqueça de fazer uma boa hidratação, é recomendada a ingestão de água ou até mesmo bebidas isotônicas durante os treinos, em dias mais quentes a hidratação deve ser feita com mais atenção. No inicio do processo de adaptação à corrida de rua deve-se também evitar treinos com muitas subidas, exposição ao sol e altas temperaturas. E ainda muito importante evitar atividades físicas em jejum.

O ideal é sempre ir com calma e procurar um Profissional de Educação Física para lhe orientar e não haver problemas lá na frente. Forçar um resultado mais rápido pode causar sérios danos à saúde.

 

Referencias:

YAMATO, T. P; SARAGIOTTO, B. T; LOPES, A. D. Prevalência de dor musculoesquelética em corredores de rua no momento em que precede o inicio da corrida. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 33, n. 2. Porto Alegre, 2011.

BALBINOTTI, M. A; GONÇALVES, G. H. T; KLERING, R. T; WIETHAEUPER, D; BALBINOTTI, C. A. A. Perfis motivacionais de corredores de rua com diferentes tipos de pratica. , Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 37, n. 1. Porto Alegre, 2015.

Barros, D. L. Dicas para a adaptação da corrida de rua. Disponível em: https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/dicas-para-a-adaptacao-a-corrida-de-rua/. Acesso em: 04/05/2016.