03
jun

Os benefícios do alongamento para a corrida

along1

O que é ALONGAMENTO?

Alongamento é o termo usado para descrever os exercicios fisicos que aumentam o comprimento das estruturas constituídas de tecidos moles e, consequentemente, a flexibilidade. Pode ser definido também como técnica utilizada para aumentar a extensibilidade musculotendínea e do tecido conjuntivo periartucular, contribuindo para aumentar a flexibilidade articular, em outras palavras, contribuindo para aumentar a flexibilidade articular, isto é, aumentar a amplitude de movimento. O alongamento também é utilizado como ferramenta para relaxamento antes e depois de atividades físicas.

O aquecimento (Alongamento Dinâmico) tem por principal objetivo prevenir lesões devido à sua gama de efeitos fisiológicos. A realização do Alongamento Estático (realizado sozinho) e do Alongamento Passivo (com ajuda de um profissional da área) no término do exercício físico tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, ou se realizado diariamente e por um longo período, favorecer o aumento do número de sarcômeros e, consequentemente, proporcionar um ganho de flexibilidade.

O alongamento é um fator extremamente importante na corrida, e que precisa ser educado e insentivado no meio esportivo. Foi comprovado cientificamente a importancia do alongamento em atividades físicas, onde podemos chegar a conclusão de que os exercícios de alongamento estimulam a renovação de colágeno para suportar maior estresse.

Alongamento antes da prática da corrida: a realização do alongamento anterior a corrida tem sua importância para a prevenção de lesões musculares se realizado de maneira correta. Então você se pergunta: “qual seria a maneira correta de alongamento antes da corrida?”, seria o alongamento estático, realizado de 10 a 15 segundos em cada exercício, para soltura da musculatura. Por que não devemos ultrapassar este tempo? Pois o excesso de alongamento gera o relaxamento da musculatura, desta maneira diminuindo o desempenho em certos movimentos para os quais o sucesso depende da máxima força e/ou potência produzida.

Alongamento após a prática da corrida: a prática de alongamento no final do esforço físico/corrida tem por objetivo evitar o encurtamento muscular, devido às fortes e sucessivas contrações musculares ocasionadas pelo treinamento. A não realização do alongamento pós-treino é prejudicial à musculatura, gerando como consequência o aumento de gasto energético, desestabilização de postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento de cãibras e dor, além de prejuízo da técnica nas habilidades esportivas. Exercicios de alongamento são fundamentais para a prevenção e o tratamento de encurtamento muscular. E então surge a mesma pergunta: “qual seria a maneira correta de alongamento depois da corrida?”, pode ser realizado o alongamento estático com duração de 30 segundos à 1 minuto e, também pode ser realizado o alongamento passivo, o ideal seria o alongamento passivo, com o auxílio de um profissional, podendo encontrar melhores resultados de ganho de flexibilidade.

 

Nas proximidades dos dias 10 e 30 de cada mês será realizado alongamento coletivo, onde será realizado o alongamento estático/ativo. Venha e disfrute deste tempo de relaxamento conosco.

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos”.

Att, Equipe R80.

 

Fontes:

http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/beneficios-do-alongamento-antes-da-corrida-3243.html

Artigo: “Princípios Fisiológicos do Aquecimento e Alongamento Muscular na Atividade Esportiva” – Thiago Ayala Melo Di Alencar; Karinna Ferreira de Souza Matias;

Link do artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000300015

Desenvolvimento Web e SEO em Londrina-PR